Birdwatching

0

Texto e Fotos: Birdwatching Ilhabela / Marcelo Dutra

Observação de pássaros em Ilhabela - Portal Ilhabela

Olha o passarinho!
Quem nunca ouviu esta frase antes de fotografar?

Olhar, avistar ou simplesmente observar pássaros é sempre sinônimo de alegria e prazer, e é esta sensação de felicidade que a atividade de birdwatching proporciona, popularmente conhecida como observação de pássaros ou aves, é uma atividade de ecoturismo ou turismo ecológico, sendo a sua principal característica a contemplação da natureza, realizada por meio de passeios ou caminhadas por locais tranquilos onde os pássaros e as aves podem ser encontradas.

Passarinhar com olhos e ouvidos atentos e em silêncio em busca de pássaros é, no mínimo, muito relaxante. Durante esses momentos de observação percebemos uma série de detalhes da natureza que nos rodeia e que de outra forma passariam despercebidos.

As caminhadas para observação geralmente ocorrem em corredores ecológicos ou trilhas que são locais onde é possível observar as diversas espécies de pássaros dos mais coloridos, alegres e curiosos. Embora atentos aos sons, cores e movimentos, descobrimos também cheiros, texturas e diferenças de temperatura.

A busca pelos pássaros proporciona a descoberta do mundo em que eles vivem! A observação da primeira ave a gente nunca esquece! ainda mais em Ilhabela municipio-arquipélago localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, que conta com 85% da sua área preservada por meio de uma mata atlântica exuberante e preservada, onde é possível avistar e ouvir com facilidade o Papagaio Moleiro (Amazona Farinosa), podemos considerar Ilhabela como sendo a casa do Papagaio Moleiro, pela abundância desta espécie no município.

Dicas para observação e fotografia de pássaros:

O Birdwatching pode ser tão fascinante quanto simples!

A primeira dica é ter uma câmera com algum zoom, caso contrário você conseguirá fotografar apenas aquelas aves acostumadas com a presença humana, nos alimentadores. Nesse caso mesmo câmeras simples permitem fotos muito bonitas. É essencial ter cartões de memória e pilhas (ou baterias) de reserva.

Em segundo lugar vem a roupa e calçados adequados, de cores neutras ou similares à vegetação: verde, marrom e bege.

Em terceiro: binóculos

A postura atenta e silenciosa, com movimentos lentos, facilita a observação para descobrir as aves ao redor e se aproximar delas.

Dispomos de “guia de aves” da região, conexão wi-fi com a internet, oferecemos café da manhã madrugador simples antes da saída de campo, bem como guias-monitores ambientais que auxiliarão na identificação das aves ou pássaros observados.

Esperamos por vocês no nosso site!

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário