Confira os resultados das regatas de abertura da Semana de Vela de Ilhabela

0

Saiba quem teve o melhor desempenho neste domingo (9) no tempo corrigido

Os vencedores das primeiras regatas da Semana de Vela de Ilhabela foram premiados na Race Village na noite desta segunda-feira (10), antes do show da banda Jota Quest. As provas de abertura do evento foram disputadas na véspera e tiveram percurso longo para todas as oito classes do cronograma de 2017. O assunto do dia anterior foi a pauta entre as tripulações no Yacht Club de Ilhabela (YCI) nesta segunda-feira. Os ventos fortes e constantes foram o assunto principal. ”Normalmente a regata de percurso longo como a Alcatrazes é mais demorada por causa dos ventos inconstantes. Mas no domingo foi tanto na ida quanto na volta”, disse Alexandre Santos, do Itajaí Sailing Team.

A equipe catarinense terminou em segundo lugar no tempo corrigido na IRC, mesmo sendo uma das primeiras no Yacht Club de Ilhabela. O melhor desempenho foi do atual campeão Rudá. ”Ganhar sempre é bom, mesmo sendo logo na primeira. Não sabemos se vai ter descarte ou não lá na frente”, contou Ernesto Breda.

Na IRC B, Asbar IV teve o melhor desempenho na primeira regata. Entre os Clássicos, que tem duas divisões, os melhores foram Turuná na RGS e Criloa na APS.

A categoria com maior número de barcos é a RGS com 28. O vencedor foi o Brekele. ”Superar essa regata era uma coisa impensável para a gente. Foi incrível, uma emoção muito grande. Chegamos a ter 35 nós de vento, lá fora, e mesmo assim conseguimos reverter a nosso favor. Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos no primeiro semestre”, disse o aspirante Murilo Rocha.

Na subdivisão B, o melhor resultado foi do Açores III e na subdivisão C da RGS, deu Nativo. ”Foi uma regata difícil. Não largamos bem, mas pegamos um vento de popa e conseguimos nos recuperar na Ilha de Toque-Toque. Temos vários oponentes de peso na RGS, e já sentimos que será uma semana difícil. Vamos sair mais cedo amanhã para treinar e afinar algumas coisas”, disse Eduardo Harabedian, do Nativo.

Na Bico de Proa, também com duas divisões, os vencedores das primeiras regatas foram Bravo e Jacaré.

Resultados dos monotipos

Os barcos das classes HPE30 e C30 disputaram a Toque-Toque, outra regata de percurso longo, assim como os que foram para a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. O veleiro Manga Wiki venceu entre os HPE 30 e o Caiçara entre os C30. A prova teve aproximadamente 25 milhas náuticas. ”Ganhar a Toque-Toque foi muito legal, pois tudo que a gente tentou deu errado em quase toda a regata. Largamos até que bem, mas as táticas escolhidas durante a prova não foram boas. No fim a gente viu uma oportunidade que os outros não viram e ganhamos”, disse Marcos de Oliveira Cesar, comandante do Caiçara.

O vento variou de 10 a 18 nós na regata de aproximadamente 25 milhas náuticas.

Ginga vence novamente a Renato Frankenthal

O barco Ginga foi o vencedor da regata de percurso longo da Renato Frankenthal, prova apenas para veleiros da classe HPE 25. O veleiro de Breno Chvaicer foi seguido pelo Conquest e por Bond Girl na prova de 10 milhas náuticas. A classe HPE 25 conta com 20 barcos inscritos na Semana de Vela de Ilhabela.

”A regata foi muito técnica e exigiu concentração máxima das tripulações. Na ida para o Curral os barcos maiores, que foram a Alcatrazes, fizeram uma cortina com as velas balão, interferindo no vento. Na volta, além de vários buracos de vento, enfrentamos calmaria na aproximação da linha de chegada. Vencemos por apenas alguns metros”, relatou Chvaicer, comandante da tripulação que inclui três velejadores nativos de Ilhabela, exímios conhecedores das raias do canal de São Sebastião.

As regatas que valeram pontos para a Semana de Vela de Ilhabela na classe HPE 25 ser disputadas na quarta-feira (12).

Mais informações:

Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – svilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Contatos:
Flávio Perez
[email protected]
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br

Compartilhe.

Sobre o autor

Trabalho com TI desde criança. Adoro o que faço. To sempre conectado e buscando novidades. Adoro a vida.

Deixe um comentário