ILHABELA SEDIARÁ ETAPA DE DOWNHILL NOS DIAS 08 E 09 DE ABRIL.

0

ILHABELA SEDIARÁ ETAPA DE DOWNHILL NOS DIAS 08 E 09 DE ABRIL.

Por Paulo Casa

Ilhabela será sede de uma das etapas do Campeonato da Liga de Downhill (campeonato de mountain bike extremo). A prova será realizada na pista do Bananal que tem inicio no morro do Itaguassú e término no Perequê. A trilha conta com diversos obstáculos naturais, muitas pedras e raízes, drops, off-cambers e rampas. A pista fica localizada no bairro do Perequê na Rua Benedito Rodrigues e a concentração será no mesmo local, no Dojô Ilhabela. Segundo Gabriel Alves, participante das provas da Liga e morador de Ilhabela, o evento deve trazer mais de 100 pilotos dos mais diferentes níveis para a cidade e a pista esta muito divertida e exigente, “do jeito que a galera do Downhill gosta!”

UM POUCO SOBRE O DOWNHILL.
O que é e como surgiu?
Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 1970. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991 e eram praticadas com bicicletas para o Cross Country (modalidade, na época, muito mais difundida que o DH). As pistas eram verdadeiros estradões de terra, com trilhas abertas sem grandes obstáculos onde se priorizava a velocidade.

Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks (trilhas estreitas), pedras, drop-off (degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e duplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas), ou mesas (o mesmo que o duplo só que com o vão preenchido). Fazem parte das dificuldades que também aguçam a técnica do piloto, raízes, valas, erosões e a lama. Estas dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os equipamentos de proteções.

SOBRE A EQUIPE ILHABELA DOWNHILL
A equipe teve início a mais de 15 anos, deu uma pausa por um tempo e voltou em meados de 2015 com à corda toda impulsionado por Paulo Eduardo “o Paulinho”, um dos primeiros atletas da primeira formação que começou a juntar os amigos que curtem a modalidade para treinar e voltar à atividade. Desde então a equipe só vem crescendo e participando de várias competições Brasil a fora. Com representantes em todas as categorias, a Equipe Downhill Ilhabela conta com 35 atletas em atividade e vem fazendo um trabalho social com jovens e crianças do município, onde seu objetivo é fazer da bicicleta uma ferramenta de transformação.

Como toda equipe esportiva, o grande obstáculo é conseguir patrocínios. Atualmente conta com o patrocínio do DPNY Beach Hotel e com o apoio da Prefeitura Municipal, mas pra crescer e continuar a desenvolver o bom trabalho, a equipe está em busca de novos patrocinadores. Quem tiver interesse em colaborar entre em contato no telefone: 12 – 996541645.

Colaborou com essa matéria: Gabriel Alves (equipe Ilhabela Downhill)

Foto: Sebastian Schieck

Fonte:

https://www.facebook.com/golsportsmagazine/

Compartilhe.

Sobre o autor

Trabalho com TI desde criança. Adoro o que faço. To sempre conectado e buscando novidades. Adoro a vida.

Deixe um comentário