Praia da Feiticeira

0

A Praia da Feiticeira atualmente é um lugar sossegado com apenas algumas barracas, onde outrora foi uma das mais frequentadas de Ilhabela.

Esta bela praia tem 250m de areias grossas e guarda uma antiga lenda, além de abrigar a sede da antiga Fazenda São Mathias. Seu casarão, em estilo colonial, domina a ponta esquerda da praia, por onde os banhistas têm acesso, passando por uma cachoeira artificial, construída por antigos donos da fazenda, e que deságua diretamente na praia. A ponta direita abriga um luxuoso condomínio, e a ausência de bares e outros tipos de comércio contribuem para o sossego do lugar.

Curiosidade: A Praia da Feiticeira tem esse nome porque, segundo a lenda, uma antiga proprietária da fazenda fez fortuna com piratas contrabandistas e com comandantes de navios negreiros, que após 1850, com a proibição do tráfico de escravos africanos, utilizavam a Ilha como ponto preferido de entrada de escravos ilegais no Brasil. Um dia, envelhecida e temendo ser saqueada, teria entrado na floresta e enterrado um tesouro com auxílio de seus escravos. Para evitar que revelassem o segredo, teria matado a todos e voltado sozinha da mata. Chamada de feiticeira pelos pescadores locais, teria finalmente enlouquecido e desaparecido, deixando para trás o mistério de seu tesouro enterrado.

Localização: 5,5 km ao sul da balsa, 11,5 km ao sul da vila de Ilhabela. A praia da Feiticeira fica 1 km depois do portinho e cerca de 500m antes da prainha do Julião.
Como chegar: A praia fica longe da estrada, e sua entrada é indicada por uma placa. Entrando na rua à direita, é possível estacionar o carro no final e seguir a trilha de 5 minutos sob as árvores e entre muros de pedra de casarões do bairro, até chegar à praia.

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário