Praia da Ponta das Canas

1

Ponta das Canas - Ilhabela.com

Essa praia é um dos melhores lugares para a prática de windsurfe e kitesurfe, pois na maior parte do tempo venta pelo lado leste. Quando venta sul, é possível velejar em toda a extensão do canal. Ponta das Canas é uma praia pequena, mas que esbanja um lindo cenário aos visitantes, principalmente com o colorido das velas, cada vez em maior número, e uma maravilhosa mistura de cores das águas e da vegetação. Compondo esse cenário, há o farol na ponta da praia com suas cores branca e vermelha.

Na ponta das Canas encontra-se o Forte de mesmo nome, que terá sido, na realidade, o último dos fortes na ilha a ser construído, sendo o único que foi preservado, seus muros podem ser observados ao lado do Farol da Ponta das Canas. A sua conservação deve-se ao esforço e conscientização da proprietária do imóvel. O projeto do Forte data de 1885, pelo Ten.Cel. Augusto Fausto de Sousa. Há uma referencia de que este forte foi iniciado em 1800, com o seu projeto original prevendo dezoito canhoneiras. De acordo com o autor, o isolamento e vulnerabilidade de sua localização levaram ao abandono do projeto (do qual se acredita não haver mais vestígios à época).
Deste projeto existe planta sob o título “Planta da Fortaleza da Ponta das Canas de Alvenaria”, de autoria do tenente-coronel José António Teixeira, sem data, no Arquivo Histórico do Exército (Rio de Janeiro). A sua legenda reza: “Principiado ha annos, de alvenaria, (…): a sua conclusão seria útil, por defender a entrada dos navios. Acha-se coberto de matto, e não tem huma só pessoa [peça] de artilharia.”

Localização: Está a 16 km ao norte da balsa.

Como chegar: pela estrada, ao norte da Vila, após a praia da Armação.

Compartilhe.

Sobre o autor

1 comentário

Deixe um comentário