Praia de Castelhanos

6

Praia de Castelhanos - Ilhabela.com

A praia de Castelhanos possui aproximadamente 1 km de extensão com mar agitado e grandes ondas de perfeita formação, ideal para quem pratica surfe. Para os visitantes dessa praia, há um bar que serve simples refeições. Casas de pescadores completam o cenário do local.
Em cada ponta dessa bela praia deságuam dois rios. O rio da extremidade esquerda é maior e cria uma pequena restinga que caminha para uma trilha, com cerca de 2 km, levando a Cachoeira do Gato onde o visitante encontra uma bela cachoeira com 80m de altura e também ao Mirante do Canto do Gato. No rio da extremidade direita, a pequena ilha da Lagoa, bastante próxima da praia, dá um toque interessante, desse ponto o visitante segue para a trilha que leva a Praia Mansa e Vermelha.
Na praia de Castelhanos vivem seis comunidades tradicionais de moradores litorâneos.

Atenção visitante: A estrada de Castelhanos tem péssima condição de conservação e só pode ser vencida a pé, de bicicleta ou por veículos com tração 4X4.

Localização: Está no lado leste da Ilha dominando a baía de Castelhanos.

Como chegar: Há duas opções. A primeira é através da estrada de 22 km que cruza o Parque Estadual, de oeste para leste bem no meio da Ilha. A viagem leva aproximadamente 2 horas. A segunda é de barco e leva aproximadamente 1 hora para chegar. Uma lancha de 22 pés com motor de 75 cavalos parte da praia do Perequê.

Compartilhe.

Sobre o autor

6 Comentários

  1. Olá Andressa, realmente não existem pousadas na Praia de Castelhanos. É uma praia isolada, onde só existe comunidade caiçara, e faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, com mata atlântica protegida. Para ir até lá é preciso contratar uma empresa de passeio com jipes especializados, a não ser que você possua um carro 4×4, e não é permitido ficar no local, você deve ir e voltar no mesmo dia, respeitando os horários de entrada e saída do parque. Caso queira uma pousada em praia isolada, é possível encontrar na Praia do Bonete, onde só se chega de barco ou a pé por uma trilha que leva cerca de 4 horas. Um abraço!

  2. Gostaria de saber informações acerca da restrição de número de carros no Castelhanos e a possibilidade de realizar a travessia com um Uno 2013 (modelo novo). Pretendo chegar lá por volta de 26/12. Aguardo retorno, grato.

    • Olá Dener, ainda existe a restrição no número de veículos por dia em Castelhanos – 107 veículos diários, sendo 65 jipeiros cadastrados no PEIb, 42 veículos particulares e 60 motocicletas. Atualmente, não é recomendado acessar o Parque com veículos que não tenham tração 4×4, pois há trechos da estrada mais difíceis de serem atravessados e, muitas vezes os jipeiros precisam rebocar carros baixos que tentam atravessar e ficam presos. Para mais informações, você pode consultar o Parque Estadual de Ilhabela nos telefones (12) 3896-2585 / 3896-1646. Também existem diversas operadoras de turismo que levam os turistas de jipe ou barco até Castelhanos, vale a consulta. Um abraço e boa viagem!

Deixe um comentário