Surfe

0

Portal Ilhabela - Esportes (surf)

As praias mais procuradas pelos surfistas em Ilhabela são Castelhanos e Bonete.

Em Castelhanos as ondas aparecem apenas quando há vento leste e mais de dois dias de ondulação no canal, com ondas perfeitas, que chegam a dois metros de altura.

Mas é no Canto Bravo, no Bonete, que o surfista consegue experimentar emoções em ondas de até 3 metros. Ao lado, o Areado é para os esportistas corajosos e habilidosos, pois lá as ondas que podem chegar a 3 metros estouram nas pedras.

As ondas na Praia do Bonete:
Uma direita quadrada espera por você no Bonete. A ondulação de sul vem varrendo a parede de pedra do canto direito da praia e dobra de tamanho quando atinge o banco de areia, tanto para cima, quanto para frente. Uma parede de pé e um tubo extremamente largo fazem a fama do pico. Uma característica interessante é que o Bonete segura ondulações de mais de 10 pés. Muitas vezes o mar está “storm” em outros lugares considerados famosos e o canto do Bonete funciona perfeito com tubos alucinantes.

Mesmo com o mar grande, pela proximidade das ondas em relação a areia, não é difícil passar a arrebentação. Claro que em condições extremas essa informação não vale. A vala do canto funciona com ondas de 2 a 12 pés, portanto, qualquer balanço de sul oferece condições para um surf, divertido nos dias menores e de alta performance nos dias grandes.

Outras valas funcionam nos 600 metros de extensão da praia e quanto mais para a esquerda menores as ondas.

Fonte: http://guiadolitoral.uol.com.br/

Compartilhe.

Sobre o autor

Deixe um comentário